APRENDENDO COM JUDAS





                TEXTO BASE : MATEUS 27 (PALAVRA DE ADVERTÊNCIA)

Existem pessoas que nos surpreendem, muitas vezes nasceram em berço esplêndido, tiveram todas as oportunidades, estudaram em boas escolas, boa família, boa educação, tiveram uma educação espiritual religiosa.

Pessoas que tiveram até uma vocação, tinham um chamado para um ministério específico.

Pessoas que nos olhávamos e dizíamos, que vida promissora esse menino, essa menina tem, porque a gente está vendo o crescimento deles, mas de repente, a gente não sabe o que acontece, a pessoa descamba para o lado das trevas, e aquela vida promissora que dentro de nos já estava formada, a gente vê assim se desconfigurando da noite pro dia, e ai a gente diz meu Deus o que aconteceu com fulano, com cicrano, esse cara era tão abençoado, estava no altar, ministrando, pregando, era líder, foi benção na nossa vida por tanto tempo.



Ele tem uma queda tão repentina que foi parar nos lugares mais obscuros da existência humana, e as vezes morre lá.


Ele não vigiou a iniqüidade do coração e adoeceu sem cura.

Ele ia tão bem e de repente jogou tudo fora, se corrompeu de uma forma tão tremenda que aquela obra que Deus fez na vida dele foi jogada ao chão, como um prédio que leva anos para ser construído, mas com dinamite vem ao chão em segundos.

Pessoas que as vezes começamos juntos, de repente você olha pra para traz,ele ta lá... comendo alfarroba, comida de porcos, vivendo uma porcaria de vida.

Isso é a história da vida de Judas Iscariotes.


Judas foi escolhido para fazer parte dos 12,  Judas andou com Jesus durante 3 anos. Ele estava lá

NO BARCO DO MAR BRAVIO
LÁZARO( O QUARTO DIA)
TALITA CUMI
CUSPIU E FEZ LODO NO OLHO DO CEGO
ANDA SOBRE AS AGUAS

Mas o que aconteceu com Judas que o fez cair
Ele andou com Jesus face a face.
Ele estava talvez entre os melhores seres humanos que já pisaram nessa terra, e com certeza com o melhor ser  humano que pisou nesse planeta, e ainda assim, mesmo Jesus sendo Jesus, não conseguiu fazer Judas ter um fim coroado de êxito.

MATEUS 27

Foi assim o final da vida de Judas.
Na nossa vida o que conta é como termina, e não como começa.

CASAMENTO
Os efeitos de como acaba é que marcam em nos

AMIZADE(traição)

O que conta na vida não é como começa, é como acaba, vemos Judas caminhando com Jesus esses anos todos, administrando o dinheiro dos apóstolos de Jesus e de Deus.

Mas quando falamos em Judas a única coisa que vem a nossa mente é o homem que traiu a Jesus, o homem que se enforcou, não deixou saudade nenhuma na historia.

Ninguém coloca o nome de seu filho de Judas.

Porque a história do fim de Judas, fala mais alto que toda a sua existência.

E porque o fim de Judas foi assim?

O cara que teve todas as oportunidades de Pedro, de João, que todos os outros apóstolos, mas o fim dele foi miserável, tétrico, vergonhoso, foi o suicídio.

Isso me ensina entre outras coisas, é que o fato de estar perto de Jesus, que o fato de estar no meio do povo de Deus, de caminhar até com apóstolos, não me é garantia de um fim vitorioso.

Judas foi testemunha ocular, ele viu o messias sendo messias, nos não vimos o messias sendo messias, nos ouvimos e cremos.
Bem aventurado os que não viram e creram.

Mesmo assim Judas teve um fim tão contundente que até hoje ele não morre no inconsciente coletivo da humanidade.
Há um dia no ano em que malham o Judas.

Essa palavra é muito verdadeira quando vemos I cor 10:12 – aquele que está de pé cuide para que não caia.

O fato de estar em vitória hoje não é garanta de estar em vitória amanhã.

O que aconteceu com Judas? Porque ele foi um ser decepcionante?

Porque ele não foi um ser precavido. Judas não tomou alguns cuidados que precisam ser tomados por aqueles que pretendem vencer, e terminar a vida em vitória.

Por aqueles que não querem fazer parte do time dos vencedores por um tempo determinado.
Eu quero ficar nesse time dos vencedores e ficar até a volta de Jesus.


Eu não quero ser marcado como -  tu lembra daquele cara, como ele era uma benção, como ele era usado por Deus, você pegou o tempo em que ele ministrava louvor, pois é que pena.

Eu não quero ser lembrado assim, eu quero ser lembrado assim mais depois que eu tiver morrido. Eu quero que você seja lembrado assim mais depois que você tiver morrido.

Você se lembra daquele irmão que teve aqui na nossa igreja, a presença dele fazia bem para qualquer um, ele era muito divertido, como aquele irmão faz falta. Você não quer ser lembrado assim?
Você foi chamado para reinar em vida até o dia que morresse, e quando você morrer, você vai continuar reinando em glória, porque você vai adquirir o galardão eterno, conquistado por Jesus na cruz do calvário.

Estarmos aqui hoje não é garantia nenhuma de estamos aqui amanha, precisamos tomar alguns cuidados que Judas não tomou.




VAMOS COMPARTILHA-LOS

1 - CUIDADOS COM AS ALIANÇAS QUE VOCE TEM FEITO NA SUA VIDA.

Judas não tomou cuidado das alianças que ele foi fazendo na vida.
Ele descuidou das amizades que ele foi fazendo no caminho
Judas não se precaviu com aqueles que ele estava fazendo negócio.
Com quem ele estava fazendo alianças.

E algumas alianças que a gente faz na vida causam danos irreparáveis em nós.

Existem pessoas com quem nos relacionamos na nossa caminhada, que causam danos tão profundos, que temos que levar aquele trauma, aquela dor até a morte, ou Jesus nos curar .

Judas não cuidou das alianças que ele fez na vida, Judas andava com Jesus, era um dos 12, mas Judas foi fazer aliança com os fariseus.  Judas foi fazer alianças com gente que não era de Deus.

E quando falamos de aliança, não podemos deixar de falar no salmo 1
BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

São 3 verbos desse versículos.
O homem bem aventurado não anda por esse caminho, pois esse caminho não vai me levar pra Deus, não trará gloria para Jesus, não fará bem pra minha alma.

Ele esta dizendo que bem aventurado é o homem que não anda,  ai o texto evolui, nem se detém, no caminho dos pecadores.

Preste atenção,eu estava andando, agora me detive, e me assentei. Consegue entender a evolução da desgraça.
A gente começa andando num caminho que não é de Deus, e quando a gente anda num caminho que não é de Deus, significa que nos já deixamos o caminho de Deus.
Só vou dar uma voltinha pastor, o que é que tem? Eu sei, sou homem de Deus, é uma voltinha só.

Pra andar naquele caminho você deixa o caminho de Deus porque a palavra condena, só que nessa caminhada você vai criando intimidade, ai daqui a pouco você se deteve e começou a bater papo, daqui a pouco você se assenta, e diz, estou em casa.

Você se aliançou com lugares, circunstâncias e pessoas, que nada tem a ver com a cruz de cristo, muito pelo contrario.
Judas terminou mal porque se aliançou com pessoas que eram inimigos de Jesus.


Não estou falando, Nem a palavra esta falando que não podemos ter amigos que não são crente. Porque quando Jesus orou(JO 17:15) ele disse não te peço que os tire do mundo, mas os livre do mal.

Quando Jesus diz isso ele não esta dizendo pra Deus fazer o nosso papel não, ele esta pedindo que Deus nos dê discernimento para sabermos até aonde a nossa relação com eles pode ir. Para que a nossa relação seja, eu  influencio muito mais que ele possa me influenciar.

Muita vezes, até em nome de se estar evangelizando, estamos sendo envolvidos, por pessoas cujos valores não tem  ver com a palavra. São valores que vão contra a família.

Nós vivemos num mundo onde muitos de nós maridos se relacionam com colegas de trabalho que exaltam o homem que trai a mulher.
Algumas de vocês trabalham ou estudam com mulheres que se gloriam por ter ficado com vários homens num final de semana.
Que convidam você a dar um trago naquela maconha, ou um teco naquele pó.

Alguns acham bonito não honrar pai e mãe, e nos estamos lá, pra sermos aceitos começamos a nos deformar para sermos aceitos por homens que nem a palavra de Deus conhecem.

Um dos alertas dessa noite é esse – Quem são as pessoas com quem você anda?
Quais são os valores que estão regendo a tua vida?
Levando essa vida que você esta levando, me diz onde vc vai estar daqui a 3 anos, 5 anos?

São as alianças que fazemos hoje que vão dizer como será nosso futuro amanha.

Com quem você tem caminhado hoje?

2 – CUIDADO COM A MANEIRA PELA QUAL VOCÊ TEM OBTIDO LUCRO.
De onde vc tem tirado teu dinheiro?
De onde você tem obtido o lucro que você tem?

Judas era tesoureiro do grupo, só que ele queria mais, e rápido.
Hoje prevalece a lei de Gerson. Levar vantagem em tudo.

Existem muitas pessoas se enveredando pelo caminho do lucro fácil. E que muitas vezes estão enchendo um bolso, mas esvaziando sua alma de Deus.

Como é teu comercio, tua empresa teu negócio?
Judas estava com esse espírito, Ele queria ter, ostentar, possuir.
Quantos poderosos se corromperam por milhões, vemos os escândalos na política, em todas as classes da sociedade.
E a minha pergunta é como as esposas olham para esses homens, como os filhos enxergam seus pais.

A minha grande alegria vai ser meu filho olhar pra mim e sentir orgulho do pai que tem.  E dizer no colégio ou aqui na igreja para outras crianças, olha meu pai é aquele que ta pregando ali, meu pai é pastor, é um homem de Deus.


Cuidado com a forma que você tem obtido lucro, com a forma gananciosa que você lida com o dinheiro. Cuidado com o que o dinheiro pode gerar dentro de você.

3 – PORQUE ELE NÃO TEVE CUIDADO COM A FORMA QUE TEVE QUE CUIDAR DA SUA CONCIÊNCIA.

Existem pessoas que estão vivendo com uma consciência que lhe culpa o tempo inteiro.

Talvez exista alguém que esta andando em práticas que te dão lucro e prazer, mas quando acaba o momento de lucro e prazer, a tua consciência te culpa, a tua consciência ao se aquieta.

Isso aconteceu com Judas, ele foi lá pegou as 30 moedas colocou no bolso, depois foi lá deu um beijo em Jesus.

Ali Jesus começou a apanhar, quando é levado para os pretores, todo ensangüentado, e a multidão instigando os pretores para espancar mais.

E talvez naquele beijo que Judas deu em Jesus, a sua consciência começou a lhe culpar.

 Foi de uma forma tão intensa, não cuidou das amizades que fez no caminho, não se preocupou com a forma de adquirir recursos, e agora estava ali, nem o dinheiro tinha mais valor pra ele.

O dinheiro que o fez fazer o que fez, perdeu o valor monetário, ele jogou lá dentro do templo, não havia dinheiro que apaziguasse sua consciência, a culpa não me deixa dormir, a culpa me assombra dia e noite, noite e dia.

O dinheiro era tão sujo que nem os farizeus quiseram aquele dinheiro.

A consciência de Judas lhe carcomia de uma forma tão grande, que ele foi se enforcar.

E talvez essa noite, aqui, tenham pessoas que a consciência lhe tem roubado suas forças, lhe maltratado. Talvez tenham pessoas aqui que digam,
”meu Deus eu não devia ter feito isso, eu não devia ter feito aquilo, eu não devia ter me envolvido, eu não devia estar nessa prática, nessa conduta”

Talvez muitas pessoas deixaram de acreditar que Deus é Deus e Jesus é Jesus, por minha causa.

Talvez eu esteja beijando Jesus, enquanto ele é preso novamente por causa da minha conduta.

E existem pessoas assim que a consciência lateja dia e noite, mas não dão ouvidos a ela, não escutam o que ela esta dizendo.

Meu irmão, você pode comprar muitas coisas com dinheiro ilícito, fazer muitas coisas sem se preocupar com as conseqüências, mas paz de espírito e consciência tranqüila, não se compra.
Se a tua consciência te acusa hoje não pense que você pode apaziguá-la se não com a mudança de postura, mudar de atitude.

Ninguém consegue mentir pra si a vida inteira.
Essa consciência que te acusa, é o teu eu verdadeiro tentando te mostrar que esse eu que você tem vivido, não é o teu verdadeiro eu.

Deus te chama hoje para uma mudança de postura.

Judas estava num caminho, e o caminho é Jesus, ele decide sair do caminho para seguir outro caminho.

E eu entendo que qualquer caminho que não o de Jesus nos levará a lugar algum. Qualquer caminho que não o de Jesus nos ensinará que quando chegarmos lá,  descobriremos que não chegamos a lugar nenhum.
Esses teus amigos que deformaram teu caráter, essas tuas amigas que te levaram a lugares que aparentemente tinham felicidade, mas quando a luz se apaga, o que sobra é dor e tristeza.
Hoje isso pode mudar.

Email:  pr.andrenvc12@gmail.com
 Telefone : 85 - 88036251 

Nenhum comentário:

Postar um comentário